top of page

Quem é Louise Hay?

Louise Hay foi uma norte-americana que teve uma infância bem desafiadora: foi abandonada pelo pai bem pequena e com apenas 5 anos de idade sofreu abusos sexuais pelo padrasto por um período de 10 anos. Além dessa triste experiência, Louise também foi abusada por um de seus vizinhos, um velho bêbado que acabou sendo condenado, preso e pagou pelo crime que cometeu.

 
Já com seu padrasto a história seguiu diferente e ela foi abusada até os 15 anos de idade, quando resolveu fugir de casa.


Por toda a sua vida Louise não recebeu nenhum tipo de acolhimento, ao contrário, muitas pessoas a acusavam de ser culpada pelos abusos que sofreu. Louise sentia-se culpada, desvalorizada e carregava muita dor e sofrimento em sua curta trajetória de vida.

“A maior parte de minha infância foi passada suportando tanto abusos físicos como sexuais e de muito trabalho pesado. Minha autoimagem foi ficando cada vez pior e quase nada parecia dar certo para mim”

Com essa autoimagem totalmente distorcida, Louise Hay continuou a atrair experiências dolorosas para sua vida. De forma inconsciente, o que a sua criança interior entendeu era que pra ter amor, ela tinha que entregar o próprio corpo.

“Estando faminta de amor e afeto, e tendo a menor possível das autoestimas, de bom grado eu dava meu corpo a qualquer homem que fosse gentil comigo”

louisetranspPNG - Copia.png

Sem ter aprendido o que era amor, sem saber que esse caminho começaria por se amar em primeiro lugar, Louise engravidou aos 16 anos e sem condições de criar o bebê, ela a deixou com um casal para adoção.

Longe de casa, da escola, sem ter terminado o ensino médio e buscando uma oportunidade para sobreviver, Louise se torna modelo de alta-costura em Nova York, já que sua beleza era indiscutível. 
 

Quando tudo parece estar finalmente dando certo em sua vida, Louise já casada e com a carreira fluindo, seu marido decide se separar e morar com outra mulher.  
 

Após um período, uma amiga de Louise a convida a participar de um grupo que tinha como fundamento principal a premissa que “os seus pensamentos criam a sua realidade”. Muito curiosa e desejando saber mais sobre esse assunto, ela começou a estudar a mente,  os padrões e pensamentos que as pessoas tem e que criam doenças físicas.
 

Alguns anos mais tarde Louise já estava palestrando e dando cursos ao redor do mundo sobre o tema e atendendo vários clientes em sessões individuais. Nessa época Louise lançou seu primeiro livro, chamado “Cure seu corpo”.
 

Novamente tudo parecia estar dando certo desta vez, quando ela descobre um câncer vaginal avançado. Louise percebe que, apesar de toda a mudança que realizou em sua vida, de ter promovido e levado tanto conhecimento as pessoas em suas palestras e atendimentos e presenciado mudanças na vida de seus clientes, ela mesma ainda tinha feridas emocionais, como raiva e ressentimento, que a impediam de se libertar do seu passado. E essas feridas não curadas estavam criando um câncer exatamente nesta parte de seu corpo.

 

Os médicos queriam operá-la urgentemente, mas ela sabia que se não fizesse  uma faxina mental e emocional para libertá-la da causa que estava gerando o câncer, ela provavelmente criaria outra doença em breve.
 

Louise muito corajosa decide, então, se afastar e com o auxílio de um instrutor ela começou a eliminar os velhões padrões de ressentimento (até então desconhecidos por ela), e com a ajuda de um nutricionista ela também fez uma mudança na alimentação para desintoxicar o organismo, promovendo uma mudança mental e física.

Ela se dispôs nesse período a olhar profundamente para sua história, foi buscar informações da infância de seu padrasto e soube que também tinha sido de muito sofrimento e brutalidade. Ela descobre a compaixão e se abre para o perdão, o que não significou concordar com o que ele fez, mas sim libertar-se desse passado sombrio que limitava a vida dela. 
 
“Até que chegou um momento em que verdadeiramente comecei a sentir compaixão pelo sofrimento dos meus pais e a culpa que eu atirava neles foi se dissolvendo vagarosamente”.

 

Após 6 meses de reclusão, ela refez seus exames e o câncer havia sumido. Louise vivenciou na pele o que ela ensinava ao redor do mundo: mudar seus pensamentos, libertar-se de mágoas do passado é realmente muito poderoso.
 

Uma doença, que num primeiro instante parecia ser a maior tragédia de sua vida, transformou-se em um dos seus maiores aprendizados e experiência. Seu olhar mudou, assim como suas prioridades e passou a sentir uma imensa gratidão pela vida.

A partir disso, Louise criou o retiro Ame-se e Cure sua Vida que é ministrado até hoje ao redor do mundo pelos Facilitadores Certificados em sua metodologia. Seu objetivo era levar para as pessoas uma vivência experiencial das ferramentas e técnicas que ela mesma utilizou em seu processo de cur4 do câncer e mudança profunda de padrões de pensamento.

 

E esse é o retiro que eu, Juliana Salú, facilito bimestralmente e você pode obter mais informações sobre ele aqui no menu Cursos do site.

 

Nessa época ela também iniciou seu famoso grupo de apoio a portadores de HIV/AIDS chamado “Hayride”.
 

Em seguida ela escreveu um dos seus maiores best-sellers, o livro “Você pode curar a sua vida”, tendo vendido mais de 65 milhões de cópias em mais de 35 países, além de ter sido convidada a participar do programa da Oprah Winfrey.
 

Fundou, também, a Hay House, editora que até hoje é considerada a maior do mundo no segmento de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
 
Em 2009 ela lançou seu filme “Você pode curar sua vida”, falando abertamente de sua trajetória de vida. Em 2017, Louise com 90 anos de idade, fez a sua passagem naturalmente enquanto dormia, em 30 de agosto de 2017

bottom of page